terça-feira, 10 de julho de 2012



Um mês de saudade.Transitando desta semana presta uma singela homenagem a amiga querida Silvia de Oliveira, secretária de Turismo e Desenvolvimento de Canindé de São Francisco, falecida no dia 8 de junho. Querida entre tantos, Silvinha  é uma grande saudade entre nós.
A seguir, os principais trechos de uma emocionante conversa entre a colunista e a mulher renomada que fez o turismo sergipano fazer e acontecer. O bate papo alto astral aconteceu no mês de maio de 2011, na casa de Silvinha, em Canindé de São Francisco. 

“Canindé de São Francisco é o meu remédio!”
A manhã começa agitada na casa da secretária de Turismo e Desenvolvimento de Canindé de São Francisco. Mas não são telefonemas de Brasília nem um staff de assistentes que fazem barulho na casa de Silvia de Oliveira, responsável pela fomentação e desenvolvimento turístico de Canindé.
Workaholic assumida, ela passa uma média de nove horas na secretaria de Turismo e Desenvolvimento. “Penso em trabalho o tempo todo”, admite. Ela também carrega a fama de farejadora. Por trás dos mitos, porém, está uma mãe “como todas as outras”, uma mulher “vaidosa, mas não muito” e uma pessoa que há anos luta contra um “câncer de mama”.
A responsável pelas gravações de Cordel encantado, o sucesso das 18h da TV Globo, em pleno alto sertão sergipano, recebe a reportagem do Repórter.com em sua casa, próximo do Forródromo, onde a partir do dia 1º de junho servirá de cenário para o São João Encantado de Canindé de São Francisco.
Jornalista com pós-graduação em gerenciamento de empresas de turismo pela Universidade Federal de Sergipe, Silvia iniciou sua carreira na área em 1992, como guia de turismo nacional e regional.
A seguir, o melhor da conversa que a colunista teve com a jornalista poderosa e grande dama do turismo sergipano, que assume, entre outras coisas, ser uma mulher realizada.

Como surgiu o convite para assumir uma pasta na prefeitura de Canindé?
Desde 1995 trabalho o turismo na região de Xingó, local que sempre considerei o diferencial do turismo em Sergipe. Por uma questão de busca de qualidade de vida, há seis anos, quando recebi o convite do amigo irmão, Orlandinho Andrade, não pensei duas vezes, em vir morar definitivamente com a minha família para e trabalhar em Canindé de São Francisco. Após exercer a função de Diretora de Turismo, há cerca de dois anos tenho respondido pela Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento, onde tenho procurado seguir o planejamento, capacitação, promoção e consolidação da cidade de Canindé, como portão de entrada do Complexo Turístico Xingó.

E como foi trocar a agitação da cidade grande pela calmaria do interior?
Cresci passando minhas férias na antiga Canindé de São Francisco, onde já mantinha uma relação familiar e isso aliado a receptividade da comunidade, foi ponto essencial para aplicar a minha experiência adquirido aos quase 18 anos dedicados a favor do turismo sergipano e não senti nenhuma falta da agitação que eu mantinha em Aracaju. Meu ritmo e agitação continuam em favor do turismo em Canindé. Hoje passo maior parte do tempo em Canindé e só viajo até Aracaju quando tenho extrema necessidade. Confesso que hoje meu remédio chama-se Canindé de São Francisco e quando fico longe dessa cidade adoeço.

O Carnaval da Cidadania de Canindé é sucesso absoluto. A quem você atribui o sucesso da folia carnavalesca?
Minha equipe na SECTUR-Canindé trabalha em sintonia e sempre procuro compartilhar com eles a minha experiência profissional. Passei a focar os eventos em Canindé como produto de atração turística e isso fez com que o carnaval ganhasse espaço no cenário regional, com planejamento e promoção antecipada. Elaboramos uma programação ouvindo a população local e o carnaval foi uma prova. Uma ocupação hoteleira de 100% e ainda casas alugadas. Até hoje recebo o carinho da população relacionado ao sucesso do carnaval.

O São João de Canindé, que este ano recebe o nome de “São João encantado”, devido às gravações de “Cordel encantado” na cidade, é tradição entre sergipanos de bom gosto. O que teremos de inovador na próxima edição, que acontece de 1º a 30 de junho? Você poderia antecipar uma das atrações da festa?
Não podíamos perder a oportunidade e trabalhar o festejo junino em Canindé, com a temática da novela global Cordel Encantado. Por isso, o nosso São João Encantado. Como falei, tem dois anos que respondo pela Sectur-Canindé e avaliei o processo dos eventos. Por isso a novidade esse ano é que de 1o a 16 de junho, vamos valorizar as “Quermesses Juninas” nas escolas municipais, que corresponde a atender 22 comunidades, com apresentação de quadrilha junina; comidas típicas e o verdadeiro forró pé de serra. Já de 17 a 19 de junho, o Forródromo vai ser uma grande festança, com as melhores bandas de forró do Brasil. Entre elas vamos valorizar o forró das antigas, com Aldemário Coelho, Mastruz com Leite, Mayara e Banda 737, Espora de Aço, Fogo na Saia. Dia 11, estaremos organizando a Festa de Santo Antônio, em Capim Grosso e dia 25, o São Pedro de Curituba. A novidade esse ano é o Arraial da Cidadania, dia 23, feriadão, no Forródromo, onde iremos reunir todas as secretarias municipais, programadas sociais da Casa da Criança Cidadã, Melhor Idade e fazer aquela festança, inclusive com show da banda sergipana de forró da atualidade, Rojão Diferente. Como são 30 dias de forró, de 20 a 30 de junho, acontecerá o Projeto Minha Rua é 10, com forró, decoração e o envolvimento dos canindeenses.

Muitas pessoas não acreditaram que uma novela global poderia ser gravada em solo sergipano, principalmente no alto sertão. Como se deu o processo para que as gravações de “Cordel encantado” acontecessem em Canindé?
Nada acontece por acaso. O processo de gravação da Novela Cordel Encantado envolveu o Governo do Estado de Sergipe (Emsetur) e a Prefeitura de Canindé de São Francisco. Nos últimos anos o Governo do Estado focou a promoção de produtos diferenciados, entre eles o cânion do xingó que passou a chamar a atenção nas feiras de turismo. Isso fez com que equipe da produção executiva de novela da Globo comandada por Renato Azevedo viesse a Sergipe, após contato com equipe da Emsetur para visita técnica a região de Xingó. Em outubro, iniciamos esse processo de acompanhamento onde a guia turística Dayane Souza esteve todo o tempo ao meu lado neste processo. Fizemos questão de mostrar tudo na região de Xingó, envolvendo os Estados de Sergipe, Alagoas e Bahia. Após três meses de avaliação veio a aprovação. Finalmente as gravações aconteceram e novidades estão por vir, na novela Cordel Encantado que tem chamado a atenção do grande público. O bom foi ter a confirmação da Globo, que agora as imagens da região de Canindé de São Francisco fazem parte de cenários selecionados pela própria Central Globo de Produções.

O que isso representa para Canindé e o Estado?
Você mais do que ninguém sabe que a gravação da primeira novela em Sergipe, especificamente em cenários da cidade sertaneja de Canindé de São Francisco foi uma conquista de um processo iniciado desde 2007. Tivemos vários momentos que serviram para retirar Canindé das páginas policiais para as de turismo. Entre esses momentos a Passagem da Tocha do Panamericano em 2007; gravação do programa Mais você, de Ana Maria Braga (quadro Tem Visita); gravação do Câmera Record: gravação da Festa do Quiabo e Festival da Goiaba (programa Tudo a Ver), com Renata Alves (Record) e diversas reportagens impressas, entre elas em Revista de Bordo da TAM, Avianca, bem como Jornal O Globo, Estadão e tantas outras.  

Como é conduzir com muito profissionalismo uma grande equipe, como a da secretaria de Turismo e Desenvolvimento?
Antes de qualquer coisa é preciso planejamento e sintonia, para que um evento tenha sucesso. Isso acontece atualmente com a equipe da SECTUR-Canindé. Todos têm conhecimento das atividades e procuro fazer essa distribuição de ações. Quando todos estão se divertindo nos eventos, a equipe da SECTUR trabalha dobrado para que tudo possa ocorrer com perfeição. Procuro valorizar e reconhecer aqueles que vestem a camisa.

O mês passado, Canindé foi eleito como o segundo destino turístico mais procurado em Sergipe. O que significa isso para a Administração Cidadã da prefeitura de Canindé de São Francisco?
Estamos entre os 205 novos destinos turísticos prioritários para desenvolvimento no Brasil e isso significa que vamos contar com a consultoria da equipe do Instituto Marcas e Fundação Getúlio Vargas com a coordenação do Ministério do Turismo, para elaboração do nosso planejamento turístico e participação efetiva do poder público municipal, estadual e iniciativa privada através do Grupo Gestor. A parte do planejamento é complicada e acredito que com essa ação realmente seremos o segundo destino turístico mais importante de Sergipe, após a capital Aracaju.

Parece que o que lhe dá prazer é colocar Canindé e Sergipe em destaque nacional. O que a instiga a fazer isso?
Canindé de São Francisco hoje é meu remédio. Vivo esse lugar e sei que aqui é um diferencial turístico. Brigo e procuro colocar esse destino em destaque e isso eu faço principalmente pelo acolhimento que a população dessa cidade tem comigo. Sou uma pessoa feliz por viver em Canindé e respiro saúde quando o assunto é destacar esse lugar.

Quais são as principais ações da secretaria de Turismo para fomentar o turismo local?
Temos metas e planejamento. Na prioridade temos o projeto Orla que depende de fases na área ambiental e ainda tem o lado social. A Orla é uma prioridade para o desenvolvimento do turismo de Canindé. Hoje precisamos de mais investimentos no setor hoteleiro e infra-estrutura, tanto pública e privada, para crescer e gerar emprego através da indústria do turismo que não polui.
Workaholic assumida, em algum momento sua cabeça para de pensar em trabalho?
Esse é meu principal defeito. Não consigo realmente deixar de trabalhar. É uma loucura a minha agenda. Chegam a dizer que vivo ligada no motor de 220W. Sempre fui elétrica e não consigo ficar parada. Quando estou, procuro algo para fazer de imediato.

Você é uma mulher múltipla. Como faz para cumprir seus inúmeros compromissos diários?
Aprendi técnicas de trabalho que no final tudo termina dando certo. Lógico que tenho uma equipe que ajuda bastante.

Há muitos anos você vem travando uma verdadeira luta contra o câncer de mama. O que a doença mudou na sua vida?
Minha luta contra o câncer mostrou o início de um novo ciclo de vida. Se hoje continuo em ritmo de trabalho acelerado, onde esqueço até da doença – o que para uma parte é bom – em outros tenho que deixar tudo agendado, como hora do remédio com alarme para lembrar. Com a doença eu voltei há ter mais tempo para família e sempre converso com Deus. Meu médico sempre elogia a minha força e me tem como um exemplo. No entanto confesso que jamais iria superar tanto assim a doença se não contasse com uma família tão maravilhosa. Sou apaixonada pelo meu marido, Silva Júnior que mudou sua vida em função da minha. Acho que sou a mulher mais amada do mundo, por meu marido e isso me deixa feliz. Minha filha tem nome de guerreira, a minha Vitória é uma mistura e dizem que é uma Silvinha em miniatura. Ela realmente lembra bastante a minha pessoa. Tenho uma mãe que é um sonho, pois está sempre a minha disposição. E claro hoje tenho os queridos Rodrigo, Emanuelle, João Victor e Monique que trato como filhos e estão ao meu lado nessa jornada.

Recordo-me que em uma das crises do câncer, Silva Júnior,  seu marido, abandonou totalmente seus hábitos e iniciou uma dieta radical com você. Como é essa cumplicidade de vocês?
Júnior é o sonho de qualquer mulher. Ele tem uma preocupação enorme pela minha saúde e se eu estou bem. Quando eu passei a enfrentar a doença pela segunda vez ele mais uma vez radicalizou e mudamos alguns pontos na alimentação. Enfim, eu sou apaixonada e uma mulher amada.

Silvia de Oliveira é uma mulher plenamente realizada?
Realizada pela família que tenho e pelos amigos que estão ao meu lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário